Avançar para o conteúdo principal

Livros que me marcaram

Desde que nasci que estive rodeada de livros. O meu pai tem uma biblioteca imensa, livros atrás de livros e de todo o tipo. 

Ainda não sabia ler e já recebia livros, as imagens remetiam-me para histórias inventadas por mim, o desfolhar os livros encantava-me e o cheiro? 

Talvez seja por isso que ainda tenha uma grande dificuldade em ler e-books, o que para os dias de hoje seria o mais sustentável para o planeta, mas não falemos disso agora. 

Recordo-me de às vezes perguntar ao meu pai o significado de algumas palavras, ele ia buscar o dicionário e ensinava-me a procurar. O mesmo ocorria quando eu tinha curiosidade sobre algum facto, lá íamos nós procurar e ler na enciclopédia. 

Provavelmente, estes foram alguns dos motivos, que me levaram a ter uma curiosidade enorme sobre tudo, de gostar de pesquisar e ler. Sou tão feliz quando me perco neste meu mundo. 

Hoje, deixo-vos algumas sugestões de livros que me marcaram muito, em diferentes fases da vida. Podem ser ótimas sugestões de prendas de natal. 

Para quem não tem o hábito de leitura, aqui fica a dica: 10 páginas (5 folhas) por dia a uma hora que lhe seja propícia (por exemplo, à hora de almoço ou antes de se ir deitar). Se forem consistentes durante 90 dias o hábito instala-se. Não esperes pelo ano novo para começares esta nova rotina, inicia já este Natal. 


O Diário de Anne Frank

Tinha 12 anos quando a nossa professora de português nos disse que teríamos que ler um livro durante o 2º período e depois entregar o resumo do mesmo. Esta foi a minha escolha. Fiquei tão fascinada com este diário verdadeiro que acabei por querer conhecer mais sobre a II Guerra Mundial e tudo o que a envolveu.
É um livro que recomendo para qualquer adolescente ou jovem. É duro, faz-nos pensar na sorte que é sermos livres, mas como apesar de toda a dureza ainda podemos aprender a amar. 


Os bebés Também Querem Dormir

Este foi o livro que mais me marcou durante a minha primeira gravidez. Comecei a ler porque o tema sono era algo que me preocupava, mas este livro vai muito para além dessa temática. Foi com ele que compreendi a ligação existente entre o bebé, a mãe, o pai e o ambiente que o rodeia, desde da concepção. O mais bonito? Comprovei tudo isso após ter o meu filho. Eles sentem tudo o que nós sentimos! 



Desde o ano passado que decidi reduzir a quantidade de proteína animal que ingeria, à medida que fui lendo e estudando fui-me apercebendo dos problemas inflamatórios que a proteína animal em excesso nos provoca. Este é um ótimo guia não só para vegetarianos mas para quem quer começar a introduzir alguns pratos vegetarianos nas suas refeições: simples e deliciosos!

O Monge que Vendeu o seu Ferrari

Comecei a ler este livro já estava a frequentar o curso de Health Coach e já me encontrava no meu processo de desenvolvimento pessoal. Um livro de fácil leitura e que nos faz pensar, no que de facto é importante na nossa vida, e sobretudo, se estamos a Viver ou simplesmente a deixar os dias correrem sem nos focarmos no que é mais importante. Uma leitura que nos deixa a pensar. Recomendo muito. 



Este é o livro que as creches trabalham e recomendam para as nossas crianças. Durante esta pandemia comprei para ir lendo e abordando as diferentes emoções com o meu filho. Apesar de não concordar que temos que colocar cada emoção num frasco (podemos sentir várias emoções ao mesmo tempo), é um livro muito bonito para as crianças aprenderem que sentimos várias emoções e que, para além de as conhecermos, devemos sentir todas.


Boas leituras!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filhos: o nosso reflexo

Cada um de nós, como ser individual que é, possui características emocionais, morais, físicas e mentais que, acredito, advirem uma parte da genética e outra das experiências de vida. Sendo todo este conjunto o que nos torna um ser único.  Ao ver o meu filho a crescer observo-lhe características inatas, que apesar de nem eu nem o pai as possuirmos, outros familiares também as têm ou tiveram. Por outro lado, existem hábitos que são pura imitação do que ele vê os que lhe são próximos fazerem. Obviamente, que ele já tem gostos e por isso faz escolhas. No entanto, como acontece com todos nós, ele tem adultos e crianças que o inspiram e por isso tenta imitá-los.  Portanto, para nós enquanto pais, é fundamental termos os comportamentos que gostaríamos de ver nos nossos filhos. E educá-los em casa para que na rua façam o que estão habituados. É obvio que as birras existem em todos os lados pelos mais diversos motivos, mas isso também faz parte do crescimento deles....

Tijela de Chá verde com granola caseira

A primeira receita que público faz parte do programa Detox que a Claudia Fonseca do Officinalis disponibiliza. Este programa não é somente um detox alimentar, no entanto, eu aproveitei-o somente para alterar os meus pequenos-almoços e lanches. Este foi o pequeno almoço que mais gostei.  ⏰ 5minutos  👨‍👩‍👧‍👦 1 pessoa  ⭐️ € ? 🛒 1 banana        1 chávena de chá - espinafres frescos        1 colher de sopa de manteiga de amêndoa        1/2 chávena de chá - manga congelada        1 colher de chá - matcha (opcional)     1/4 chávena de água de coco (leite ou bebida vegetal para um sabor mais doce)  👨🏼‍🍳 Claudia Fonseca  💻 Detox holistico officinalis   🥝 vegan 🌱 🗓 colocar todos os ingredientes na liquidificadora. Servir com 2 colheres de sopa de granola caseira  📝  Utilizei a vari...