Avançar para o conteúdo principal

Filhos: o nosso reflexo

Cada um de nós, como ser individual que é, possui características emocionais, morais, físicas e mentais que, acredito, advirem uma parte da genética e outra das experiências de vida. Sendo todo este conjunto o que nos torna um ser único. 

Ao ver o meu filho a crescer observo-lhe características inatas, que apesar de nem eu nem o pai as possuirmos, outros familiares também as têm ou tiveram. Por outro lado, existem hábitos que são pura imitação do que ele vê os que lhe são próximos fazerem. Obviamente, que ele já tem gostos e por isso faz escolhas. No entanto, como acontece com todos nós, ele tem adultos e crianças que o inspiram e por isso tenta imitá-los. 

Portanto, para nós enquanto pais, é fundamental termos os comportamentos que gostaríamos de ver nos nossos filhos. E educá-los em casa para que na rua façam o que estão habituados. É obvio que as birras existem em todos os lados pelos mais diversos motivos, mas isso também faz parte do crescimento deles. 

Algo que para mim é fundamental é ele ter hábitos alimentares saudáveis, que para ele seja natural comer verduras e frutas. Por isso, desde que iniciamos a introdução dos solidos, que apesar de não termos seguido à risca o BLW (baby led weaning), adotámos muitas vezes este método. A verdade é que o nosso filho come de tudo (ainda não há nada que não goste). Limitamos desde sempre o consumo de produtos com açúcar. Por culpa minha, ele ainda não tem exatamente a alimentação que eu gostaria (sem alimentos processados), no entanto, deixa-me muito feliz por ele querer comer as bolinhas de beterraba, os meus batidos verdes e quando alguem lhe oferece um doce (90% das vezes recusa), mas se lhe oferecem fruta aí a história é outra (dá-me imenso gosto vê-lo a comer uma maçã ou pêra inteira e com casca!).

O que pretendo? Que coma o máximo possível de comida biológica. 

Porquê? Acredito que temos que cuidar do nosso corpo para diminuirmos a prevalência de doenças crónicas . Para além de que a comida verdadeira dá-nos muito mais energia.  

Uma feliz sexta-feira!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tijela de Chá verde com granola caseira

A primeira receita que público faz parte do programa Detox que a Claudia Fonseca do Officinalis disponibiliza. Este programa não é somente um detox alimentar, no entanto, eu aproveitei-o somente para alterar os meus pequenos-almoços e lanches. Este foi o pequeno almoço que mais gostei.  ⏰ 5minutos  👨‍👩‍👧‍👦 1 pessoa  ⭐️ € ? 🛒 1 banana        1 chávena de chá - espinafres frescos        1 colher de sopa de manteiga de amêndoa        1/2 chávena de chá - manga congelada        1 colher de chá - matcha (opcional)     1/4 chávena de água de coco (leite ou bebida vegetal para um sabor mais doce)  👨🏼‍🍳 Claudia Fonseca  💻 Detox holistico officinalis   🥝 vegan 🌱 🗓 colocar todos os ingredientes na liquidificadora. Servir com 2 colheres de sopa de granola caseira  📝  Utilizei a vari...