Avançar para o conteúdo principal

Ausência

Uma palavra e tantos significados na minha vida atual.

Estive ausente deste meu cantinho mais de um mês.

Já pensei escrever em vários momentos, em datas específicas, mas por algum motivo ainda não tinha sentido que era o momento.

Não partilho muito da minha vida privada, simplesmente porque não, até nas minhas redes sociais pessoais é raro partilhar. Porque sou assim. Muito menos partilho os que amo, até porque uns não têm redes sociais e os que têm são muito zelosos da sua privacidade.

No passado dia 4 de novembro, de forma inesperada a minha mãe faleceu. Ela tinha uma doença óssea já há muitos anos e nos últimos (quase 3 anos), viu-se com uma insuficiência renal, devido a toda a medicação que foi tomando ao longo da vida pelas dores ósseas que tinha. Nunca fez hemodiálise, porque o médico sugeriu-lhe alterar para uma alimentação isenta de proteína animal. Como podem calcular, para uma mulher de Peniche, esta transição foi difícil mas como em tudo na vida dela, ela fê-lo com um sorriso na cara.

A minha mãe foi uma cuidadora! Cuidou de todos com muito amor, dedicação e sem esforço!
Foi uma guerreira, os médicos questionavam-se como ela ainda conseguia andar.
No dia em que morreu, ainda foi trabalhar na sua lojinha e conduziu.
Ela estava mal disposta e com a tensão baixa. E foi isto.
Nessa manhã, eu e o Miguel falamos com ela. E o neto disse-lhe “Bom dia avó!”.
Antes de eu sair de minha casa para ir para Peniche, as últimas palavras dela para mim foram:
- “filha tas calma?!”
- “sim mãe! Fica descansada: eu estou bem!”

Quando cheguei a Peniche, tinha 2 ambulâncias do INEM, e uma normal à porta e casa. As portas abertas. A minha mãe estendida no corredor de casa a ser reanimada.

Como a minha māe me pediu mantive-me calma. Tal como ela me ensinou nos últimos 34 anos.
Ao dia de hoje, estou grávida de 23 semanas e 3 dias.
Daí a preocupação dela, em eu estar tranquila.

De certo que irei escrever mais, mas hoje não.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filhos: o nosso reflexo

Cada um de nós, como ser individual que é, possui características emocionais, morais, físicas e mentais que, acredito, advirem uma parte da genética e outra das experiências de vida. Sendo todo este conjunto o que nos torna um ser único.  Ao ver o meu filho a crescer observo-lhe características inatas, que apesar de nem eu nem o pai as possuirmos, outros familiares também as têm ou tiveram. Por outro lado, existem hábitos que são pura imitação do que ele vê os que lhe são próximos fazerem. Obviamente, que ele já tem gostos e por isso faz escolhas. No entanto, como acontece com todos nós, ele tem adultos e crianças que o inspiram e por isso tenta imitá-los.  Portanto, para nós enquanto pais, é fundamental termos os comportamentos que gostaríamos de ver nos nossos filhos. E educá-los em casa para que na rua façam o que estão habituados. É obvio que as birras existem em todos os lados pelos mais diversos motivos, mas isso também faz parte do crescimento deles....

Tijela de Chá verde com granola caseira

A primeira receita que público faz parte do programa Detox que a Claudia Fonseca do Officinalis disponibiliza. Este programa não é somente um detox alimentar, no entanto, eu aproveitei-o somente para alterar os meus pequenos-almoços e lanches. Este foi o pequeno almoço que mais gostei.  ⏰ 5minutos  👨‍👩‍👧‍👦 1 pessoa  ⭐️ € ? 🛒 1 banana        1 chávena de chá - espinafres frescos        1 colher de sopa de manteiga de amêndoa        1/2 chávena de chá - manga congelada        1 colher de chá - matcha (opcional)     1/4 chávena de água de coco (leite ou bebida vegetal para um sabor mais doce)  👨🏼‍🍳 Claudia Fonseca  💻 Detox holistico officinalis   🥝 vegan 🌱 🗓 colocar todos os ingredientes na liquidificadora. Servir com 2 colheres de sopa de granola caseira  📝  Utilizei a vari...