Avançar para o conteúdo principal

Ninho da Páscoa 🐣

Na minha família sempre demos importância às tradições. Quando somos crianças, nem nos apercebemos que são essas mesmas vivências que vão ficar guardadas na nossa memória. Por vezes, na adolescência e juventude olhamos para essas tradições com algum desdém, mas com o decorrer do tempo, existem sabores, cheiros, imagens que nos fazem regressar àquelas vivências da infância. Enchem-nos o coração, a alma e a mente de sentimentos bons e felizes. 

Este foi o primeiro ano em que fui eu a fazer o Ninho da Páscoa, recordo-me de todos os sábados véspera de domingo de Páscoa a minha Avó Maria e a minha mãe o fazerem para sobremesa do almoço de Domingo. 

Ontem, após colocar a massa numa forma de pão-de-loó que era da minha mãe, vi-me na cozinha onde sempre vivi, ao lado da minha mãe a pedir-lhe o tacho para rapar o que tinha sobrado com o dedo. E assim foi, segurei no tacho com a mão esquerda e com o indicador direito comecei a rapar, aquela textura, aquele sabor. Nesse momento, fui novamente a Maria com as duas trancinhas ao lado da minha face. Ali estava eu, a “lequinha” como a minha māe sempre me tratou. 

Agora, sou eu que tenho a missão de manter esta e outras tradições, com a vontade de que os meus filhos, daqui a 25 anos sintam o mesmo carinho e amor que eu. 



Um Páscoa Feliz

💖🌈💫

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filhos: o nosso reflexo

Cada um de nós, como ser individual que é, possui características emocionais, morais, físicas e mentais que, acredito, advirem uma parte da genética e outra das experiências de vida. Sendo todo este conjunto o que nos torna um ser único.  Ao ver o meu filho a crescer observo-lhe características inatas, que apesar de nem eu nem o pai as possuirmos, outros familiares também as têm ou tiveram. Por outro lado, existem hábitos que são pura imitação do que ele vê os que lhe são próximos fazerem. Obviamente, que ele já tem gostos e por isso faz escolhas. No entanto, como acontece com todos nós, ele tem adultos e crianças que o inspiram e por isso tenta imitá-los.  Portanto, para nós enquanto pais, é fundamental termos os comportamentos que gostaríamos de ver nos nossos filhos. E educá-los em casa para que na rua façam o que estão habituados. É obvio que as birras existem em todos os lados pelos mais diversos motivos, mas isso também faz parte do crescimento deles....

Tijela de Chá verde com granola caseira

A primeira receita que público faz parte do programa Detox que a Claudia Fonseca do Officinalis disponibiliza. Este programa não é somente um detox alimentar, no entanto, eu aproveitei-o somente para alterar os meus pequenos-almoços e lanches. Este foi o pequeno almoço que mais gostei.  ⏰ 5minutos  👨‍👩‍👧‍👦 1 pessoa  ⭐️ € ? 🛒 1 banana        1 chávena de chá - espinafres frescos        1 colher de sopa de manteiga de amêndoa        1/2 chávena de chá - manga congelada        1 colher de chá - matcha (opcional)     1/4 chávena de água de coco (leite ou bebida vegetal para um sabor mais doce)  👨🏼‍🍳 Claudia Fonseca  💻 Detox holistico officinalis   🥝 vegan 🌱 🗓 colocar todos os ingredientes na liquidificadora. Servir com 2 colheres de sopa de granola caseira  📝  Utilizei a vari...