Os desafios da parentalidade são mais que muitos e diários. Para nós que somos pais de um bebé/ menino de 2 anos e meio, um dos maiores desafios é sem duvida como devemos falar e corrigi-lo. Todos nós temos vidas profissionais muito exigentes, com horários complicados e o tempo que estamos durante a semana com as crianças é extremamente reduzido.
Tenho sentido o nosso filho muito cansado, entra quase sempre muito cedo na creche e sai sempre ou quase sempre passadas 10h! É muito! A nossa sociedade deve preparar-se para que isto não aconteça. Nós pais chegamos a casa exaustos mas ainda com muitas tarefas por fazer.
E os nossos filhos?! Com uma sede enorme de estarem com os pais, contarem o seu dia (e por isso isso não se calam), mostrar tudo o que aprenderam naquele dia, querem colo, mimos e carinho.
E nos pais? Quais as nossas preocupações?! Tudo o que é mais prático: tomarem banho, vestirem pijama, comerem adequadamente e que não demorem muito e por fim irem dormir.
Se isto é saudável e o mais apropriado?! Na minha opinião não! Mas ista é somente a minha opinião pessoal, sem qualquer tipo de fundamentação científica.
Para mim o mais importante é aproveitar o pouco tempo que tenho com ele. Obviamente que também temos as nossas rotinas diárias (eu preparo o jantar, enquanto o pai da-lhe banho e prepara-o), mas o jantar é na cozinha, local em que não temos distrações e podemos falar os 3 sem distrações. Alguns dias aproveitamos para falar com os avós e contamos como correu o dia. Após o jantar, há sempre um momento em que brincamos com o que ele quiser.
Uma das nossas perguntas é saber como ele se sentiu nesse dia, se esteve feliz, triste, aborrecido. Quero que o meu filho seja um adulto emocionalmente saudável e acredito que para isso seja fundamental ele distinguir as diferentes emoções, saber interpretá-las e não omiti-las.
No entanto, há dias mais difíceis. Ele não quer comer nada, só quer colo, só faz birras e o que eu mais desejo é conseguir manter sempre a calma, para corrigi-lo no momento certo, mas de forma adequada e sobretudo sem nunca esquecee: se nos estamos cansados, então os nossos filhos estão ainda mais e só querem dar-nos todo o seu amor!
Beijinhos.
Ate breve,

Comentários
Enviar um comentário