Avançar para o conteúdo principal

Sem título

Hoje por volta das 8h00 assisti a uma situação que me deixou muito incomodada, angustiada, pensativa, nem sei mais o quê. 
Estava eu no trânsito e apercebo-me que o condutor de um carro que estava perto de mim, se encontrava muito impaciente e inquieto. Naquele carro, no pendura ia a mulher e atrás dois filhos, com idades aproximadas dos 4 e 9 anos. 

Aquele pai gritava com a mãe de uma forma que não foi preciso reduzir muito o som do rádio para o ouvir. A mulher mal falava. Quando ele se exaltou ainda mais, começou a bater no tablier do carro. O filho mais novo tapava os ouvidos com as suas pequenas palmas das mãos, o mais velho abraçou-o e fez-lhe festas na cabeça. 

O que me veio à cabeça? Muitos pensamentos e perguntas!
  • Como ia ser o restante dia daquelas crianças. Muito provavelmente vão ter atitudes na escola, ATL, ou para onde quer que vão, que ninguém vai entender. Ou irão estar muito chorões e apáticos. Ou revoltados. E quem se cruzar  com aquelas criança, possivelmente, não vai compreender que aquelas atitudes advém de algo. 
  • Aquela mulher, enfim nem sei. Provavelmente vai para o trabalho também num estado emocional muito complicado. 
  • Aquele homem? O porquê daquelas atitudes? Assistiu ao mesmo com os pais dele? 
Eu tenho um filho rapaz e algo que queremos muito, eu e o pai, é que ele entenda que tem que respeitar tanto homens como mulheres. Que por muito que se veja numa situação complicada a violência física, psicológica e emocional não são soluções!

Atualmente, fala-se muito do apoio à vítima. Mas, não descurando desse apoio, considero FUNDAMENTAL a prevenção! Como? Na forma como educamos os nossos filhos (meninos e meninas). Têm que respeitar o outro, fazerem-se respeitar e não permitirem faltas de respeito. As escolas, ATLs, clubes desportivos, catequeses, entre outra atividades devem estar atentos aos comportamentos das crianças para conseguirem sinalizar situações como estas e encaminharem ou darem o devido apoio. Nós, no quotidiano, devemos andar mais com a cabeça levantada e conscientes do que se passa à nossa volta e agirmos. 

O que fiz perante esta situação? 
Não o vou dizer. No entanto, garanto que fiz o que considerei ser adequado e me permitiu ficar de consciência o mais tranquila que me foi possível. 

Respiremos antes de qualquer discussão e pensemos nas consequências para nós e para os que nos rodeiam. 



Até breve, 

Maria

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filhos: o nosso reflexo

Cada um de nós, como ser individual que é, possui características emocionais, morais, físicas e mentais que, acredito, advirem uma parte da genética e outra das experiências de vida. Sendo todo este conjunto o que nos torna um ser único.  Ao ver o meu filho a crescer observo-lhe características inatas, que apesar de nem eu nem o pai as possuirmos, outros familiares também as têm ou tiveram. Por outro lado, existem hábitos que são pura imitação do que ele vê os que lhe são próximos fazerem. Obviamente, que ele já tem gostos e por isso faz escolhas. No entanto, como acontece com todos nós, ele tem adultos e crianças que o inspiram e por isso tenta imitá-los.  Portanto, para nós enquanto pais, é fundamental termos os comportamentos que gostaríamos de ver nos nossos filhos. E educá-los em casa para que na rua façam o que estão habituados. É obvio que as birras existem em todos os lados pelos mais diversos motivos, mas isso também faz parte do crescimento deles....

Tijela de Chá verde com granola caseira

A primeira receita que público faz parte do programa Detox que a Claudia Fonseca do Officinalis disponibiliza. Este programa não é somente um detox alimentar, no entanto, eu aproveitei-o somente para alterar os meus pequenos-almoços e lanches. Este foi o pequeno almoço que mais gostei.  ⏰ 5minutos  👨‍👩‍👧‍👦 1 pessoa  ⭐️ € ? 🛒 1 banana        1 chávena de chá - espinafres frescos        1 colher de sopa de manteiga de amêndoa        1/2 chávena de chá - manga congelada        1 colher de chá - matcha (opcional)     1/4 chávena de água de coco (leite ou bebida vegetal para um sabor mais doce)  👨🏼‍🍳 Claudia Fonseca  💻 Detox holistico officinalis   🥝 vegan 🌱 🗓 colocar todos os ingredientes na liquidificadora. Servir com 2 colheres de sopa de granola caseira  📝  Utilizei a vari...